Carregando

Jovens de Ontem - Coral

Separador Gisele

O CORAL:

O MAESTRO:

JEAN MICHEL Iniciou seus estudos musicais no ano de 2002 na cidade de Paranavaí no noroeste do Paraná, onde teve seu primeiro contato com a viola caipira, já sendo utilizada como instrumento coletivo de ensino, quando então ingressou nos grupos “SOM DA VIOLA” e “GRUPO CIFRAS”, ambos mantidos pela fundação cultural da cidade. 
No ano de 2004, se mudou-se para a cidade de Astorga – PR, onde iniciou sua carreira como professor de viola caipira, profissão que o acompanha até então.
Em 2005 formou o Duo de Violas “Jean e Cauê”. No início somente instrumental, mas hoje tocam e cantam. Com o duo, já participou de diversos festivais e fizeram abertura para grandes artistas, como: Renato Teixeira e Almir Sater.
Criou em 2007 o “GRUPO CHORA VIOLA”, que nasceu cidade Ângulo-PR, e logo se espalhou pela região, nas cidades de Iguaraçú, Paranavaí e Flórida-PR. O grupo chegou a ter mais de 80 integrantes, e tem componentes de 7 até 85 anos de idade.
Ainda em 2007, com muito trabalho e dedicação, Jean gravou o seu primeiro CD.
Com regravações de clássicos da MPB e da música sertaneja de raiz o disco instrumental recebeu o título de “RETOCANDO A VIOLA”.
Participou de diversos Festivais de música como instrumentista, e atuou como músico de bandas e duplas sertanejas.
Em 2007/2008 trabalhou como professor de Violão e Viola Caipira no projeto Resgate das Raízes Sertanejas, pela Secretária de Educação de Maringá.
Em 2011 participou nas pesquisas de ritmos musicais e cifragem de músicas para o livro “UM SÉCULO DE MÚSICA CAIPIRA” com grande importância para o cenário da música raiz.
Já em 2014, gravou o CD do Grupo Chora Viola participando como Diretor musical, Produtor, Arranjador e Instrumentista. Nesse disco, os alunos do projeto tiveram oportunidade de entrar em um estúdio, e mostrar parte do que aprenderam em sala de aula. O disco teve algumas participações especiais como: Cantora Marcia Mara, cantor Lucas Minelli e as duplas Peão do Vale e Valentin, Júlio Cesar e Augusto e Pedro Paulo e Alex.
Em 2015 concluiu o curso de Graduação em Música da UEM-Universidade Estadual de Maringá, e se tornou Bacharel em música com habilitação em Regência Plena, modalidade, que o permite atuar como Maestro de Corais e Orquestras.Foi monitor de regência no Coral da Graduação UEM e Coral da Escola de música da UEM de 2010 à 2014.
Maestro da Orquestra de Flautas da UEM nos anos de 2015 e 2016.
Como Regente bolsista, acompanhou o projeto “SEMEANDO MÚSICA” do programa Universidade Sem Fronteiras em 2015 e 2016.
Em 2015 foi convidado pela prefeitura de Maringá para exercer o cargo de Maestro da Secretaria de Cultura, onde permanece até hoje. Além dos três projetos já existentes que são: Coral Jovens de Ontem, Grupo Maringá Seresta e Coral Infantojuvenil, Jean, com apoio da Secretária de Cultura Olga Agulhon, criou a “ORQUESTRA MARINGAENSE DE VIOLA CAIPIRA”, grupo esse, que lotou todos os eventos por onde passou, e logo se tornou um dos principais grupos culturais da SEMUC.
Também é membro do “TRIO ALMA CABOCLA”, grupo que integra com seus parceiros e também professores de viola caipira, Vinícius Morimoto e Wesley Santos,
desde 2015. Com o Trio já participou de vários Festivais, apresentações executivas, casamentos e programas de televisão, dentre eles destacam-se: 13o e 15o Tributo a Tião
Carreiro em Paranavaí-PR, 16o Encontro de Violeiros e Violeiras do Distrito Federal, e o programa “Brasil Caipira” na TV Câmara em Brasília.
Foi Coordenador Geral e Professor do 1o Festival De Viola Caipira De Maringá.
Em 2017, à frente da Orquestra Maringaense de Viola Caipira, participou do evento, “MIL VIOLAS”, em Uberlândia-MG, onde se uniram a outros grupos para formar a Maior Orquestra de Viola Caipira do Mundo, título que consta no Guinness Book.
Fez parte da comissão organizadora e também atuou como professor de Canto Coral e Viola Caipira em Outubro de 2018 no 15o Tributo à Tião Carreiro em Paranavaí.
À frente da Orquestra Maringaense de Viola Caipira, participou da abertura do Natal Encantado 2018 em Maringá, onde teve a oportunidade de dividir o palco com o cantor Renato Teixeira.
Participou do projeto Orquestrando o Brasil ao lado do Maestro de renome internacional João Carlos Martins.
Professor de Viola Caipira no 30o Festival de Música de Cascavel em julho de 2019.